terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Quem somos


Mas não, mas não
O sonho é meu e eu sonho que
Deve ter alamedas verdes
A cidade dos meus amores
E, quem dera, os moradores
E o prefeito e os varredores
Fossem somente crianças
(A cidade ideal - Os Saltimbancos/Chico Buarque)

Diana, Cris, Mara e Bia. Este é o Coletivo Brincantes Urbanos!

Sonhamos com uma cidade que acolhe suas crianças e que, mesmo não tendo muito mais ruas livres e terrenos baldios como antigamente, ainda oferece espaços públicos como as praças, que estão nos chamando para encontros, trocas e afetos. Acreditamos que a cidade atual, com suas dificuldades, carros, barulhos, medos e perigos, precisa se tornar cada vez mais a cidade de nossos sonhos, pois  ao abandonarmos a cidade, corremos o risco de também nos abandonarmos. Nosso Coletivo surge com este desejo, de ajudar a cultivar o brincar e a alegria da infância nas nossas praças!

Somos quatro educadoras brincantes:

Bianca Pereira
Cresci entre São José do Rio Preto, interior do estado, e a capital de São Paulo. No interior aprendi a nadar em rios, subir em árvores, brincar com a terra. Conectei-me com intimidade com a natureza. Na cidade, vivi nas ruas da Vila Mariana e Interlagos, onde brinquei de taco, queimada, elástico e de casinha. Me formei em psicologia e enveredei pelos caminhos do brincar, da cultura da infância e do desenvolvimento social.

Cris Lima
Cresci nos quintais e ruas das periferias de Taboão da Serra e São Paulo, brincando de amarelinha e pulando corda - do que me alimento até hoje! Com 7 anos, tentando aprender a andar de bicicleta com minha madrinha, me arrebentei num muro, no fim da rua. Mas o que ficou mais forte em mim? a sensação do ventinho no rosto das pedaladas de verão... Menina crescida, me formei em psicologia e cada dia me inquieta mais a maneira com que lidamos com as crianças: com tanto remédio e tão pouco brincar! Ahh! Minhas aventuras atuais têm sido em espaços e projetos de educação, cultura e direitos humanos.

Diana de Sousa
Vivi nas ruas da zona sul de São Paulo: Jd. Rosana, Vila São José, Jd. Inocoop e Valo Velho. Nesses terreiros, vilas e jardins, compartilhei com outras crianças muitas brincadeiras e, entre as prediletas estavam o taco, pula-cela e esconde-esconde. Hoje, professora brincante na educação infantil e pesquisadora de corpo e movimento, sonho em reviver  na cidade  a cultura do brincar nos espaços públicos.

Mara Esteves
Cresci pulando os muros dos terrenos baldios de Taboão da Serra, subindo em pé de amora, goiaba e ameixa. Brincando de pega-pega e meu mestre mandou, volta e meia estava atrás dos moleques e suas brincadeiras preferidas, não entendendo o por quê não podia andar sem camisa, como eles. Meu sonho era ter um carrinho de rolemã só meu. Hoje, educadora-brincante e estudante do curso de Letras, sonho com uma educação libertária e com a brincadeira como espaço de criação e construção do ser humano.

Vamos brincar com a gente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário